A data visa promover o direito de todas as crianças serem protegidas da exploração infantil.
A data foi criada pela Organização Internacional do Trabalho e visa alertar a população para o facto de muitas crianças serem obrigadas a trabalhar diariamente quando deveriam estar na escola a aprender e a construir um futuro melhor para si e para as suas famílias.
O Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil deseja assim promover o direito de todas as crianças serem protegidas da exploração infantil e doutras violações dos seus direitos humanos fundamentais, assim como a combater todos os tipos de trabalho infantil.
Algumas celebridades juntam-se à causa, para aumentar a divulgação da data.
A UNICEF estima que existam 168 milhões de crianças vítimas de trabalho infantil, trabalhando muitas delas (85 milhões) em condições de exploração infantil, com perigos graves à saúde e sendo envolvidas em conflitos armados. Segundo a Organização Internacional do Trabalho, mais de 20 em cada 100 crianças entram no mercado de trabalho por volta dos 15 anos de idade nos países pobres.
Nos últimos dois anos o INAC recepcionou através da linha SOS Criança 15015, Duzentos e vinte mil e 157 denúncias sobre violência contra menores.
Desse número mais de 17 mil foram de exploração e trabalho infantil.