Também conhecida como Réveillon, sendo comemorada de várias maneiras no mundo.
31 de dezembro, véspera do Ano-Novo, também conhecida como Réveillon, é a data de um dos eventos mais esperados por quem adora uma festa. A data, celebrada em todo o mundo de diversas formas e de acordo com acultura local, é sinônimo de uma comemoração alegre, leve, cheia de cores e sabores.
A celebração remete à ideia de agradecimento, diversão e folia. O Réveillon conta com diferentes rituais, mas alguns já se tornaram tradição, como a queima de fogos de artifício os brindes com champanhe, muita música, abraços, entre outras demonstrações.
Algumas pessoas gostam de passar o Réveillon em casa com familiares; já outras preferem ir a festas, praias, parques ou lotar avenidas. Em algumas cidades, a comemoração da virada é realizada em pontos turísticos, como a praia de Copacabana, no Rio de Janeiro.
10, 9, 8, 7, 6, 5, 4, 3, 2, 1. A contagem regressiva é tradicional na comemoração da maioria dos países. Quando ocorre a virada do ano, as pessoas ficam tão felizes a ponto abraçarem umas às outras, mesmo que sejam desconhecidas. Em síntese, a esperança de um novo ano melhor e mais frutífero preenche a mente de quem está celebrar o Réveillon.
História do Réveillon
Por que a véspera do Ano-Novo é chamada de Réveillon? Essa palavra tem origem na língua francesa e faz referência à ideia de “despertar”, “acordar” e “reanimar”.
Esses significados relacionam-se com a virada do ano, uma vez que, além de ser um período de festa, é um momento de reflexões, de análises, de encerrar ciclos e de tomar novas decisões e estabelecer metas.
E o que a história tem a contar sobre o Réveillon? Pesquisas indicam que os povos da Mesopotâmia já celebravam o Ano-Novo em 2000 a.C. A comemoração ocorria conforme as fases da Lua ou a mudança das estações.