Para evitar a tributação dos lucros do Transporte Aéreo e maritimo Internacional
Angola e Brasil assinam hoje em Brasília, durante a VII Reunião da Comissão Mista, um acordo para evitar a dupla tributação dos lucros do transporte aéreo e marítimo internacional, anunciou hoje a diplomacia brasileira.
Na VII Reunião da Comissão Mista Brasil-Angola está previsto ainda a assinatura de memorandos de entendimento entre os ministérios da Saúde dos dois países, e entre as agências de aviação civil de Brasil e Angola.
A delegação brasileira será chefiada pelo ministro das Relações Exteriores, do Brasil Mauro Vieira, e a angolana pelo Ministro das realções exteriores Téte António.
De forma a preparar esta reunião, que culminará com a assinatura de vários acordo, ao longo dos últimos meses reuniram-se grupos de trabalho das duas delegações com foco na agricultura, economia, transporte, educação, saúde e segurança pública.
Angola e Brasil estabeleceram relações diplomáticas a 12 de Novembro de 1975. O Brasil foi o primeiro país a reconhecer a Independência de Angola, a 11 de Novembro de 1975.
Actualmete a maior comunidade brasileira no continente africano reside em angola com cerca de 15 mil pessoas.
Em 2022, as exportações brasileiras para Angola cifraram-se em 584,19 milhões de euros, um crescimento de 56,9% em relação a 2021 e as importações foram de 699,13 milhões de euros, um aumento de 352%.