Rádio Mais

Da Rádio Mais

O dia internacional de conscientização sobre o HPV.

O objectivo é sensibilizar a sociedade para a importância do rastreio e vacinação na prevenção


Sobre o Vírus HPV
O Cancro do Colo do Útero é causado pelo vírus do Papiloma Humano (HPV).
O seu desenvolvimento é silencioso, pelo que não se deve esperar pelos sinais de alarme. Calcula-se que quatro em cada cinco mulheres são expostas ao vírus em algum momento da sua vida. Na maior parte das mulheres, a infecção pelo HPV é eliminada pelo sistema imunitário, sem nunca ter criado qualquer tipo de sintomas. Porém, em alguns casos, a infecção persiste e o vírus pode provocar alterações nas células do colo do útero, promovendo a sua transformação em células cancerosas.
Qualquer pessoa pode ser infectada com HPV. O HPV é transmitido por contacto sexual. Mesmo que só tenha tido um parceiro sexual o vírus poderá ser transmitido.
É possível prever o risco de desenvolvimento deste cancro e detectar as lesões precursoras através da realização de teste de rastreio. A prevenção através do rastreio regular (Papanicolau) e/ou teste de HPV juntamente com a vacinação é  fundamental para evitar o cancro do colo do útero.
Todas as mulheres que já iniciaram a sua actividade sexual devem realizar o PAPANICOLAU e o teste de HPV. Existe a possibilidade de evitar o HPV que desenvolve para cancro através da vacinação. A vacina é recomendada para meninas a partir dos 9 anos.
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

E receba notícias primeiro